domingo, 25 de outubro de 2009

[PERSONALIDADES] Jim Morrison

Nesta nova coluna do Best Of The Era, postarei algo sobre alguma pessoa que considero interessante ou foda! :D E vou começar muito bem já com nossa primeira personalidade James Douglas Morrison, também conhecido como Jim Morrison!

http://www.conversation.com.br/wp-content/uploads/2009/07/jim-morrison-dr.jpg
Breve Biografia:
James Douglas Morrison nasceu em 8 de Dezembro de 1943 e morreu em 3 de Julho de 1971, natural de Melbourne, Florida, Estados Unidos. Em sua pequena vida (morreu com 27 anos de ataque cardíaco como resultado do abuso de drogas) foi escritor, compositor, cantor, poeta e diretor de filmes. Seus pais foram o Almirante George Stephen Morrison e Clara Clarke Morrison, Morrison teve uma irmã que se chamava Anne Robin, nascida no ano de 1947 em Albuquerque, New Mexico, Estados Unidos e um irmão, que se chamava Andrew Lee Morrison, mascido no ano de 1948 em Los Altos, California, Estados Unidos. Morrison tinha descendência escocesa, irlandesa e inglesa. Quando tinha apenas 4 anos, Jim Morrison presenciou um acidente de carros, onde haviam vários índios machucados, Morrison diz ter visto vários índios mortos na estrada, segundo ele mesmo, este foi o acontecimento mais marcante de sua vida, podemos ver em sua arte, poesias e músicas, que ele faz várias referências a este incidente. Quando adolescente começou a escrever poesia e se interessar por teatro e cinema. Morrison namora Pamela Courson que morreu 3 anos após sua morte, em 1974. Fundou, ao lado de Ray Manzarek, a banda The Doors em 1965 onde logo depois Robby Krieger e John Densmore entraria. Morreu em Paris no ano de 1971.
A Obra de Jim Morrison:
Jim Morrison foi poeta, diretor e cantor de uma das maiores bandas do rock de todos os tempos, aqui vai algumas informações sobre o que Jim fez e lançou em sua carreira artística:

*Discografia com The Doors:
-The Doors (1967)
-Strange Ways (1967)
-Waiting For The Sun (1968)
-The Soft Parade (1969)
-Morrison Hotel (1970)
-L.A. Woman (1971)
-An American Prayer (1978)
PS: No album "An American Prayer" foram utilizados gravações de Morrison recitando poemas e contando histórias que foram gravados entre 1969 e 1970.


*Livros:
-The Lords & The New Creatures (1968)
-An American Prayer (1970)
-Wilderness: The Lost Writings of Jim Morrison (1988)
-The American Night: The Writings of Jim Morrison (1990)

*Filmes:
-HWY: An American Pastoral (1969)
-A Feast of Friends (1970)

Minha Opinião:
Bom, Jim Morrison, para mim foi um gênio, não só na música como nas palavras, o cara era um puta de um letrista e poeta, escrevia letras inteligentes para o Doors e as fazia envolventes com o seu vocal excelente, suas apresentações ao vivo com o Doors eram magníficas, você podia esperar qualquer coisa de Morrison, qualquer coisa mesmo, por exemplo: mostrar o pinto para a platéia, chingar a platéia de bando de escravos e dizer que eles provavelmente devem apreciar enfiar a cara na merda, ele já foi preso, bom, mas para mim, a coisa mais impressionante era o final da The End, onde ele dizia que queria fuder a mãe dele e matar o pai dele, como referência ao conto de Édipo, genial e chocante! Não se esqueça que aqui estamos nos anos 60 e a sociedade possuia valores morais completamente diferentes dos de hoje em dia, onde vemos letras mais obscenas que essas. Falando um pouco agora de suas habilidades vocais, que para mim, os de Jim Morrison são puro feeling, um vocal com influências do blues, que realmente passavam-nos um sentimento de profundidade, nos levando a um abismo sem fim que saia daquele mente atormentada, em contra partida Morrison nos leva do "inferno ao céu" em segundos com seus berros e vocais mais alegres, seus berros são como um tapa na cara de alguém dormindo, algo que vem do fundo de seu coração, parecia até que ele juntava toda sua raiva e fazia com que ela saisse pela sua garganta. Jim Morrison não era um simples frontman de uma banda ou o centro das atenções, ele estava ali por inteiro, era transparente, não tentava ser ou parecer alguém, ele era simplesmente ele mesmo, isso que o torna tão singular, tão único, mesmo sendo o mais clichê dos rockstars, com seu estilo sexo, drogas e rock n' roll, o cara não era obsceno, louco e mórbido apenas para chocar as pessoas. Jim Morrison, foi uma pessoa que revolucionou na música com sua banda The Doors, elevando o rock a mais um estágio, revolucionou o pensamento da época e até de hoje em dia, foi um dos responsáveis para chegarmos na libertação sexual que acontece atualmente e realmente mostrou que o rock também é um estilo de música rico e até culto, com suas referências a filosofia em suas letras e suas atitudes!

Frases:

Quem assistiu o filme The Doors, pode ver que Jim Morrison certa vez disse que quando ele estivesse morto que a única coisa que ele queria que as pessoas lembrassem dele eram suas palavras, então vamos ajudá-lo a eternizá-las! :D

-"Sempre fui atraído pelas idéias contra a autoridade. Gosto das idéias referentes a quebra de sistema, destronamento da ordem estabelecida."

-
"Queria checar os limites da realidade. Estava curioso em ver no que ia dar. Isso é tudo: apenas curiosidade"

-
"A única obscenidade que conheço é a violência"

-
"Alguns nascem para o suave deleite; outros para os confins da noite."

-"Ela me disse: 'seus olhos estão sempre negros'. A pupila se dilata para abarcar o objeto da visão."

-"Eles tem as armas e nós, números."

-"Estamos mais interessados no lado negro da vida, a coisa maligna, a coisa noturna."

-"Vocês não passam de uns fodidos! Vocês vão atrás de tudo que lhes mandam, deixam ser comandados. Na verdade, gostam disso não? Acredito até que talvez apreciem enfiar a cara na merda... Não passam de um bando de escravos."

-"Se minha poesia pretende atingir alguma coisa, é libertar as pessoas dos limites em que se encontram e que se sentem."

Downloads:
-Discografia The Doors (Link para o post da review do album The Doors, no final do post tem o link para baixar a discografia)
-HWY: An American Postaral


Créditos: Arapa Rock Motor - Um Blog de Filmes Underground
http://viniciussanfelice.files.wordpress.com/2008/08/julio.jpg

This is the end...my only friend the end! ;)

Um comentário: